Poemas e contos contribuem para a recuperação de nosso ser, viajando pelos nossos mitos e arquétipos, pelas lendas, pelas aventuras de nossa essência através das dunas do tempo.
pesquisar este blog www.francomacom.blogspot.com
domingo, 15 de setembro de 2019
Milagre da procissão
A pequena fila do cash, caminhava lentamente e mexia como uma preguiça, mas num segundo, lá na sua frente, ou sua cabeça, deu um bote rápido, como uma cobra jararaca. A mulher digitou num flash de segundo e num lance manual de mágica, sacou mais rápido que John Wayne, saindo em passos de sete léguas e voltando mais depressa do que nunca, com as mãos na cabeça e dois homens com revólveres sobre ela, que sacaram mais rápido que Durango Kid nas antigas matinées de cinema. O mais rápido no gatilho é quem vence a parada no moderno faroeste. No antigo faroeste também era assim. Os homens abaixaram imeditamente as portas de aço, aos gritos, "venham e fiquem aqui neste canto, pois vamos explodir os cashs!". As pessoas se amontoaram todas ao lado de uma balança, uns abraçados aos outros, tipo futebol americano. Porém, uma velhinha retrucou: "moço, deixa eu tirar o meu dinheiro da aposentadoria primeiro!". "Fica tranquila, minha véia que nóis damu o dinheiro em dobro, véia!" A explosão jogou latas pros quatro pontos cardiais do mundo. A velhinha suspendeu os braços pra cima e bradou: "me valha meu querido São Benedito!" Mal a porta de aço abriu e fechou por fora, todos abriram os olhos pra fora e por dentro. A velhinha contou com a ajuda de uma jovem e finalizou: "dois mil e quinhentos reais! Quatro meses em um só!" Total dos maços de dinheiro em suas mãos. "Quatro meses, não!" Respondeu um senhor tremendo seu barrigão. "São cinco vezes, pois a senhora não recebeu a aposentadoria ainda!" A velhinha retrucou: "Ah! É assim? De agora em diante vou fazer plantão em tudo que é cash por aí!" "Pois escute, minha senhora, São Benedito não explode cash todo dia não!" São Benedito coisa nenhuma, estes bandoleiros deveriam ser chamados de The Flash, para rimar com Adeus Cash, são todos os novos cangaceiros da modernidade. Os antigos reis do cangaço, ou destemidos jagunços do passado faziam o sinal da cruz antes de cometerem seus crimes e distribuíam suas rapinagens robinhoodamente com todos os necessitados, os famigerados explorados pelos senhores de engenho, fazendeiros feudais cruéis dos brasis rurais. Eu pessoalmente conheci muitos pistoleiros e todos eles tinham o corpo fechado e protegido por algum patuá ou santo devoto. Os modernos salteadores conjugam o sinal entre o pavio e a bucha de TNT. Trinitrotolueno sabotado entre os direitos de uso e regalia de uns e distribuição clandestina de outros. Na época do enlatado, do pré cozido, do instantâneo, parece-me que dinheiro enlatado não dá certo de forma alguma. A não ser para uma velhinha...devota de São Benedito!" O milagre veio com atraso de oitenta anos de jejuns, orações, promessas e infinitas procissões.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Realidade
Há coisas que nos fazem cair fora de si... Dependendo do vulto vale demais sonhar. Dependendo da penumbra nem vale a pena acordar. Acordar m...
-
Cuido de minhas cicatrizes e feridas como uma doce mãe sobre um berço, tenta arrancar lembranças de sorrisos felizes; cuidando ...
-
Sabem do que é bom minha gente? Não fujam do círculo deste compasso! Bom mesmo é um abraço e um café quente. Basta dar o primeiro passo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário