pesquisar este blog www.francomacom.blogspot.com

terça-feira, 27 de julho de 2021

Filho dos mares

É a alma portuguesa com certeza!

A sombra me enviou à luz.

O antes me enviou ao depois.

O nada absoluto me enviou ao tudo.

Neste estar aqui o que mais me seduz

é que não sou penas um, sou dois.

Sou um ser às metades, meio discursivo,

também meio mudo.

Sou meio tocável e muitas vezes me supus

estar a abraçar o mundo,

quando de mãos vazias me surpreendi desnudo.

É a alma portuguesa, com certeza!

Assim vou pela vida me dividindo

entre a solidão da casa ou a amplidão da rua,

por onde me deslizo e reconstruo uma

efêmera liberdade de ser um meio sol

se abrindo ou meias nuvens cobrindo a cidade.

Sou um sim, às vezes sou um não, sou mesmo

assim, por que não?

Da alma portuguesa são meus resquícios!

Às vezes me tropeço num grãozinho de areia,

outras vezes giro saltos imortais sobre precipícios!

Sou um filho do passado e um herdeiro do futuro.

Não me engasgo com este presente, tenho-o nas

rédeas bem seguro, porque sou um ser alado

andando na ponta dos pés sobre minas de cascalhos

e  quero saber quem está lá atrás do muro, porque

o que está por cima, para mim é fácil,

meus olhos já são calejados de ver terra à vista.

Mas desejo mudar o rumo, se meu barco vai na

horizontal, minha alma vai a prumo, pois ela é

forjada de puro metal, mas dormita dócil em

minha cintura!

Desta instabilidade onde me destruo em seguida

me reconstruo, desde vai e vem nunca me curo.

Mesmo que seja um puro nada, o mundo haverá

de ser um todo tudo!

É a alma portuguesa com certeza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hosana

Ah! Seu sorriso, seu sorriso Hosana! Depois que lhe vi no Instagram e no Face, penso em ti a cada dia de cada semana, e de tanto pensar e...