pesquisar este blog www.francomacom.blogspot.com

domingo, 20 de janeiro de 2019

Conto adâmico


O salão estava repleto de pessoas, não havia mais espaço para ninguém e com muito custo o Rabino Youssef conseguira um lugar para ele e sua secretária sentarem-se, afinal de contas a palestra prometia ser inédita e espetacular em torno de um assunto conhecido de todos sobre Adão, Eva e a Serpente. Após o término da palestra houve uma saraivada de palmas, com certeza muito mais de alegria pelo término de tanto besteira falada e também por uma mesa na sala social cheia de salgados e sucos, do que pela qualidade da fala.
Foi quando um grande amigo do Rabino se aproximou dele, “gostou da palestra Rabino? Para mim não acrescentou nada!”. “Olha, a palestra foi um Titanic afundando neste salão! A proposta do tema foi até excelente, falar de algo tão comum para nós trazendo uma nova visão do fato, o que não ocorreu. Vamos lá, primeiro que ele falou muito baixo, para dentro o que não alcança com amplidão aquelas pessoas que são de características auditivas e gostam de falas abundantes. Em segundo lugar, ele falava ininterruptamente e deveria ter feito algum momento de silêncio para que atingisse as pessoas que são de características visuais. Em terceiro lugar ele não olhava para a platéia, não falava de coisas práticas, de forma que não atendeu aos gostos do terceiro tipo de pessoas que são as cinestésicas! Poderia ter ido mais fundo em seus argumentos buscando novos elementos de linguagem no discurso. Exemplo, exemplificar que este Adão e esta Eva estão em nós mesmos e que este mundo pode ser uma hecatombe ou um paraíso! Todo homem tem um pouquinho de Eva dentro dele, ou seja, um aspecto feminino chamado Anima e toda mulher tem um pouco de Adão dentro dela, ou seja um aspecto masculino chamado de Animus, conforme a Psicologia Analítica de Jung! A serpente é aquele réptil que rasteja, que é sinuoso e também continua entre nós. A serpente é a fofoca! A fofoca anda por toda a parte. A sua função é destrutiva, pois acaba com as relações entre as pessoas e o mundo. A fofoca está serpenteando entre nós diariamente. Se nós comermos seu fruto que diariamente em cada canto ela nos oferece, com certeza absoluta nós destruiremos nosso mundo particular.” “Poxa, Rabino, quem deveria ter feito a palestra deveria ter sido o senhor!” “Então vá à minha Sinagoga que ouvirá um milhão de palestras iguais a esta! Mas fique tranqüilo, sou dialógico e não me importo com religião! Cada um tem a sua religião e eu tenho respeito por todos! Religião é apenas para mim um ponto de apoio cultural para que eu possa me dialogar em um salto quântico em uma ponte de compreensão entre eu e o outro!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hosana

Ah! Seu sorriso, seu sorriso Hosana! Depois que lhe vi no Instagram e no Face, penso em ti a cada dia de cada semana, e de tanto pensar e...